Webhook e N8N

🌐 WebHook - Visão Geral

O sistema Whazing oferece suporte a WebHooks de duas maneiras: por fila ou por canal.


🔔 O que é um WebHook?

Um WebHook é uma funcionalidade que permite que sistemas externos recebam notificações automáticas sempre que determinados eventos ocorrem no Whazing — como a criação de tickets, envio ou recebimento de mensagens, e muito mais.

Em vez de você precisar consultar o Whazing periodicamente para saber se algo mudou, o Whazing envia essas atualizações em tempo real diretamente para o seu servidor.

Exemplos de eventos enviados:

  • Nova mensagem recebida

  • Nova mensagem enviada

  • Criação de ticket

  • Transferência de ticket

  • Fechamento de ticket


🔄 Diferença entre WebHook e API

  • WebHook: Serve para receber informações do Whazing assim que elas acontecem, sem precisar fazer solicitações manuais. ➔ Exemplo: Seu sistema é avisado automaticamente quando um novo ticket é criado.

  • API: Deve ser utilizada sempre que for necessário alterar informações no Whazing. ➔ Exemplo: Enviar uma mensagem, alterar o status de um ticket ou atualizar dados de um contato.


🚀 Resumo

Recurso
Função
Exemplo de Uso

WebHook

Receber notificações automáticas

Ser avisado sobre mensagens ou mudanças

API

Realizar alterações no sistema

Enviar mensagens, mudar status de ticket


📢 Importante: Para utilizar WebHooks e APIs corretamente, é necessário configurar os endpoints no seu sistema para receber os dados enviados pelo Whazing.

Modelos para estudo

Obrigado Elizeu Garcez e Ricardo Schonfelder Filho por compartilhar modelos

Atualizado